Desenvolvimento sustentável diante do consumo insustentável


Desenvolvimento sustentável na definição dada pelas Nações Unidas significa satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. Agora como se desenvolver sem comprometer as gerações futuras?Desenvolver sustentavelmente é uma tarefa difícil, pois se você se desenvolve, cresce logo necessita de mais gastos, e se necessita de mais consumo como pode haver sustentabilidade? No dicionário o verbo sustentar é o mesmo que manter, conservar. Então para manter um consumo sustentável a sociedade tem que parar de crescer.


O crescimento populacional afeta principalmente o próprio ser humano e o aumento dessa população faz do consumo um problema de ordem mundial. A exploração descontrolada dos recursos naturais traz dificuldades ao clima e de conseqüência a provável falta de alimentos no futuro. A divulgação do relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) deixa claro que os recursos naturais do planeta estão se extinguindo e que as políticas de sustentabilidade estão se tornando uma imposição.


A responsabilidade ambiental das empresas de ser sustentável não funciona, pois primeiro é paradoxal ao sistema capitalista, que se resume quanto maior a procura maior é o lucro e segundo a própria definição de desenvolvimento diz que, antes de tudo, as necessidades presentes têm que ser supridas.


Desenvolvimento e sustentabilidade seguem caminhos opostos na atual situação do planeta porque a humanidade não consegue por em prática e difundir o que planejou com o termo conservacionista. E as duas palavras se confrontam a cada dia sem direção, dividindo opiniões e sendo movida pelo o dinheiro e poder. Desenvolvimento sustentável deixou de ser uma crença para virar objeto de marketing.


O desenvolvimento sustentável não dar certo por causa do conceito “é melhor sobrar do que faltar” dado pelo homem a sua ganância e mesquinhez. Há tempos repomos cada vez menos o meio ambiente. A troca constante no uso dos meios naturais que deveria haver não acontece, pois de cada três recursos usados por nós, apenas um retorna a natureza.


A necessidade de mudança tem quer ser rápida porque isso depende da existência humana. A solução é evitar desperdícios e diminuir o consumo com o uso racional dos recursos naturais. Admitir o erro é o primeiro passo rumo a uma sociedade sustentável. A reeducação social, cultural e ambiental tem que ser administrada por políticas adequadas a realidade atual. Devemos ter consciência que o desenvolvimento sem planejamento pode atrapalhar a sustentabilidade. As tecnologias devem ser usadas para a busca desse ideal que o ser humano ainda não alcançou.

4 comentários:

Anônimo disse...

-0oe

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário

mais buscados

leia em outros idiomas




Seguidores

Comentários recentes

Participe

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.
Faça a sua parte

vc online