81 casos de leptospirose registrados em SC


Santa Catarina registra 81 casos de leptospirose até está segunda feira (15) nos municípios atingidos pelas chuvas . A informação é da Diretoria de Vigilância epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde que contabiliza as ocorrências desde 22 de novembro. O número de contaminados pode aumentar caso às suspeitas de 254 pessoas sejam confirmadas.


Segundo o site G1, Os casos foram anotados em Blumenau (14), Joinville (12), Itajaí (9), Camboriú (5), Florianópolis (5), Gaspar (5), Itapema (4), Balneário Camboriú (3), Palhoça (3), Itapoá (2),Tijucas (2), Navegantes (2), São Francisco do Sul (2) e Santo Amaro da Imperatriz (2). Em Brusque, Timbó, São João Batista, Biguaçu, Jaraguá do Sul, Ilhota, Guabiruba, Luiz Alves, Canelinha, Guaramirim e Schroeder, foi registrada uma contaminação em cada município.


DOENÇAS CAUSADAS POR ÁGUA CONTAMINADA


Doenças Causadas por Parasitas


Amebíase: O contágio se dá através de água contaminada com cistos provenientes de fezes humanas.


Esquistossomose: O contágio se dá através do contato direto com água onde há larvas provenientes de caramujos.


Ascaridíase: O contágio se dá com o consumo de água onde há o parasita Áscaris Lumbricoides.


Giardíase: O contágio se dá com o consumo de água onde há o parasita Giárdia Lamblya.

Doenças Causadas por Vírus


Hepatite Viral tipo A e Poliomielite: O contágio se dá ao contato ( consumo ou banho) com água contendo urina ou fezes humanas.


Doenças causadas por Bactérias


Meningoencefalite: O contágio se dá pelo contato (consumo ou banho) com àguas contaminadas.

Cólera: O contágio se dá com o consumo de água contaminada por fezes ou vômito de algum indivíduo contaminado.


Leptospirose: A água contaminada por urina de ratos é a principal causa da doença, cuja incidência aumenta com chuvas fortes e enchentes. Apresenta maior perigo em águas próximas a depósitos de lixo e em áreas sem esgotamento sanitário.


Febre Tifóide: O contágio se dá pela ingestão de água ou alimentos contaminados( a contaminação de alimentos ocorre ao se lavar alimentos com água contaminada).


Gastroenterites: a ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes causam muita variedade de distúrbios gástricos, geralmente associados a fortes diarréias.


Desinteria Bacilar: Uma série de bactérias causam, através da ingestão de água sem tratamento, severas formas de diarréias, formando um quadro de febre, dores e mal estar geral.



Fonte usada: G1 e Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina

Foto: O Globo

0 comentários:

Postar um comentário

mais buscados

leia em outros idiomas




Seguidores

Comentários recentes

Participe

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.
Faça a sua parte

vc online