Rápidas & Rasteiras

Pinochet à sombra da história.
Considerado por muitos a imagem de Lúcifer aqui na terra e aclamado por outros pelos seus feitos nada heróico. O ex – ditador Pinochet, 91 anos, morreu nesse domingo dia 10 de dezembro em Santiago no Chile deixando um rastro de terror e agonia em épocas de ditadura chilena. Ironia do destino ou apenas uma coincidência no mesmo dia foi celebrado o dia internacional dos Direitos Humanos. O falecido vilão dos direitos humanos e acusado por delitos econômicos, genocídio, tortura e outros crimes contra a humanidade, nos seus 17 anos como chefe maior da nação.
Em 1998 foi detido em Londres pelos crimes cometidos mas por razões humanitárias em março de 2000 foi liberado a voltar ao seu pais de origem.
Por considerar que sofria de demência moderada foi encerrado vários processos que vinham sendo julgado pela Suprema Corte chilena.
Augusto Pinochet morreu doente e velho e longe da gloria dos seus heróis Júlio César e Napoleão, o seu legado agora faz parte do lado negro da história.
O mãos de ferro já faz parte do imaginário humano de que a sua alma agora esteja queimando no inferno.


Turistas
Filme que estreou nesse final de semana nos Estados Unidos que narra a história de gringos em ferias visitam o Brasil e aqui são assaltados e torturados, com direito a boa noite Cinderela, e tráfico de órgãos. O filme mistura selva amazônica com os ares urbanos do Rio de Janeiro e olha que o terror foi rodado em Ubatuba, SP. O longa não causou tanta polêmica nos espectadores lá, na terra do tio Sam, quanto aqui que ainda nem estreiou e já ta causando pânico a Embratur. Os grandes críticos consideram o filme da Fox Atomics uma piada. Em partes do filme o medico vilão e traficante de órgãos diz que faz os serviçinhos ilegais para confrontar o império do primeiro mundo que assola os paises intermediários. O detalhe do filmaço aí e que era para ser rodado na Guatemala. Mas um dos diretores, que por sinal e brasileiro, deu a idéia de o filme ser produzido no país canarinho.
Essa situação me faz lembra de um episódio de Os Simpsons que em férias vinha para o Brasil e retratava de forma irônica nossa cultura. Na ocasião Os Simpsons desembarcavam no Rio de Janeiro uma cidade suja e cheia de ratos, aqui eles eram assaltados e seqüestrados. O imaginário ia longe numa mistura de cidade e floresta, ai penso, será que eles acham que nos moramos em ocas? E que usamos tangas etc...
Nesse episódio sobrou até para a programação infantil brasileira que foi satirizada, lembrando o tempo da rainha dos baixinhos, roupas curtas e sensuais.
Logo após ser exibido pela TV americana o seriado foi severamente criticado pelo o governo brasileiro que entrou com uma ação por indenização pela imagem torpe apresentada alí.
Relacionando essa situação a do filme, agora e esperar para ver o que o governo Lula vai fazer sobre essa situação. Já que o filme e uma produção da Fox, empresa cinematográfica que chega aos quatro cantos da terra ou ficaremos sempre a mercê desses diretores de araquê se continuar assim podemos esperar os próximos lançamentos do cinema como "Jason exterminador de brasileiros" , " corra que os brasileiros assaltantes vem aí", " " pânico no Plenário" , " Lula e a anaconda" " cobra assassina do tietê"....

0 comentários:

Postar um comentário

mais buscados

leia em outros idiomas




Seguidores

Comentários recentes

Participe

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.
Faça a sua parte

vc online