Rondônia registra queda de 60% em focos de queimadas



Os números de focos registrado nos últimos 3 meses são 60% menores comparado com o mesmo período do ano passado, segundo divulgou a Rede de Meteorologia (Remar) da Sedam (RO). Durante maio a julho deste ano foram registrados em Rondônia 396 focos de queimadas. Na mesma época em 2007 o número de focos de calor encontrados foram 970.

O Secretario de Ambiente do Estado, Cletho Brito afirma que a redução nos focos de queimadas se deve as ações de conscientização e fiscalização que estão ocorrendo em todo Estado pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental. “O combate às queimadas apenas começou a nossa intenção é acabar de vez com esta prática”, completa Brito.

Os dados da Remar ainda indicam que o risco de incêndio no último mês foi grande. A falta de chuva no mês de julho, considerado o mês mais quente dos últimos anos, e ao ar seco favoreceram a possibilidade de que uma queimada destruísse hectares de florestas.

Para evitar a queima os órgãos ambientais estão apresentando técnicas alternativas para agricultura e pecuária, como explica a gerente de Educação Ambiental da Sedam, Kátia Casulo. “A idéia das entidades envolvidas na campanha é mostrar que existem outras formas sem a necessidade de usar o fogo, como por exemplo, o manejo de pastagem, o método de Voisin, o pastejo misto e outros”.

0 comentários:

Postar um comentário

mais buscados

leia em outros idiomas




Seguidores

Comentários recentes

Participe

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.
Faça a sua parte

vc online