Parque Corumbiara tem áreas zoneadas


Revisão de plano de manejo define zoneamento do Parque Estadual Corumbiara. Apresentado nesta semana no órgão ambiental de Rondônia o plano deve ordenar atividade de uso público, proteção integral e área de amortecimento da região (situada ao redor da unidade). Segundo o secretário de ambiente do estado, Cletho Brito, com os estudo poderá ser desenvolvido ações diferenciadas em cada zona.

O Parque Corumbiara é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, com uma área de 424.239, 11 hectares. Localiza-se nos municípios de Pimenteiras do Oeste, Cerejeiras, Alto Alegre dos Parecis e Alta Floresta do Oeste, ao sul de Rondônia. Corumbiara têm três biomas diferentes (amazônico, pantanal e cerrado).

Segundo Sérgio Morato, biólogo responsável pelo plano de manejo, o trabalho de 18 meses no parque atingiu toda extensão e desenvolveu vários estudos desde climáticos, geológicos a aspectos sócio econômicos dos municípios do entorno da unidade. “O parque é extremamente rico em paisagem, nos recursos naturais, flora e fauna. Tem nove tipos de ecossistemas e uma das maiores riquezas de aves conhecida no Brasil, talvez na América do Sul e do mundo.”,

Morato acredita que na unidade há mais de 400 espécies de aves e diz ter encontrado novos animais. “Temos espécies de peixes, répteis, que não eram conhecidos da ciência, também, espécies não vista no Brasil, como uma cobra não peçonhenta, uma cuíca e outros anfíbios”

O lugar, segundo o biólogo, é um ecossistema novo que será descrito detalhadamente em um livro sobre o parque. “A nossa idéia é lançar, com a participação de todos os consultores e pesquisadores envolvidos nos estudos, para descrever este ecossistema”.

Morato disse ainda que o parque é uma das unidades que estão mais intactas no Brasil. “Em si Corumbiara têm poucos problemas, que no geral, são facilmente resolvidos”, completa.

VEJA MAIS FOTOS NO ÁLBUM

0 comentários:

Postar um comentário

mais buscados

leia em outros idiomas




Seguidores

Comentários recentes

Participe

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.
Faça a sua parte

vc online