Embrapa apresenta alternativa sustentável e rentável

Direto de Boa Vista - Roraima
Os sistemas integrados de produção são uma aposta da Embrapa para ajudar a diminuir o desmatamento e melhorar o aproveitamento do solo pelo agricultor. A idéia é utilizar a terra para
lavoura e depois da colheita, para pecuária. Assim o solo não fica ocioso durante o período de entressafra e o agricultor garante uma renda a mais. Tudo isso mantendo árvores de floresta espalhadas pela área.

Essas árvores, além de produzirem frutas, óleos e madeira, garantem conforto térmico para os animais de pastagem numa região extremamente quente como Roraima.O pesquisador da Embrapa Roraima, Amaury Bendahan, explica que a solução tem menor impacto ambiental, aumenta a produtividade por área, por mão de obra e por recursos investidos. "A otimização dos fatores de produção gera maior resultado por hectare e diminui os riscos econômicos e biológicos", garante Bendahan.

Segundo o pesquisador, enquanto o tradicional cultivo baseado em um sóproduto facilita o avanço de pragas e centraliza custos, o sistema deintegração lavoura-pecuária-floresta explora melhor as camadas do solo,quebra ciclo de pragas e constitui uma diversificação de atividades queaumenta a renda do agricultor. Tudo evitando a degradação ambiental.

Capacitação Tanto o pequeno, como o médio ou o grande agricultor podem usar a técnica. Para isso basta capacitação. Por isso deve estar iniciando no início de março a primeira turma para capacitação no assunto, numa parceria entre a Embrapa Roraima e a Secretaria Estadual de Agricultura. As aulas acontecerão uma vez ao mês, em dois dias seguidos. Outra prova de que a demanda é crescente será a turma de especialização em Integração Lavoura-Pecuária -Floresta que será ofertada por uma faculdade de Boa Vista a partir de março.

A Embrapa desenvolve projetos relacionados ao assunto em todo o país. Em Roraima, alguns produtores de Boa Vista e de Alto Alegre já começaram a testar o novo método. A expectativa é que em pouco tempo bons resultado sejam efetivos e com isso, mais produtores passem a utilizá-lo.

Informações sobre o curso de capacitação em Integração LavouraPecuária Floresta com Amaury Bendahan no telefone (95) 4009-7148/Embrapa Roraima.

0 comentários:

Postar um comentário

mais buscados

leia em outros idiomas




Seguidores

Comentários recentes

Participe

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.
Faça a sua parte

vc online